sábado, 14 de maio de 2016

Peixinhos da Horta


Ingredientes (4 pessoas)

600 g de feijão verde
4 Ovos
20 cl Vinho Branco
100 g Farinha
1 Colher de sopa de Azeite
Sal e Pimenta q.b.
Azeite (ou Óleo) para fritar

Confecção

Lave o feijão verde, retire os fios e corte as pontas.

Leve uma panela ao lume com água e sal e quando esta estiver a ferver, escalde o feijão verde durante 3 minutos. Retire-o da água e escorra-o.

Numa tijela prepare a polme para fritar o feijão. Junte os ovos, a farinha, o vinho branco e uma colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture tudo.

Numa frigideira funda aqueça o azeite (ou o óleo) e frite o feijão verde depois de os mergulhar na polme. Deixe dourar de ambos os lados, retire-os e coloque-os em papel de cozinha para absorver o óleo excedente.

Sirva quente como entrada, e acompanhe com um copo de vinho tinto.

Bom apetite!

Nota do Chefe

Tempura é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos numa polme fina. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.

A receita da tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses durante o século XVI. A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar.

Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos numa polme geralmente mais espesso que o da tempura.

Sem comentários:

Enviar um comentário