quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Hambúrguer Rústico!

Aprenda a fazer os seus próprios Hambúrgueres! Saiba como! Simples e rápido!

Ingredientes (para 4 pessoas):
500 g de Carne de Vaca picada
1 Cebola picada
6 Dentes de Alho picado
½ Ramo de Coentros picados

8 Fatias de Bacon
6 Cogumelos fatiados
2 Cebolas cortadas às rodelas
4 Carcaças

Sal e Pimenta q.b.
Orégãos
Azeite

Confecção:
Comece por preparar os hambúrgueres. Deite a carne picada, a cebola, os dentes de alho e os coentros picados numa tigela e misture tudo com as mãos, até obter uma mistura homogénea. Divida em 4 porções (faça doses generosas) e achate com as mãos dando-lhes o formato do hambúrguer. De seguida embrulhe-os em papel vegetal e leve-os ao frigorífico por meia hora para ganharem consistência.

Numa frigideira com um fio de azeite toste as fatias de bacon, colocando-as de seguida em papel de cozinha para absorver o óleo em excesso. Utilize essa frigideira para saltear os cogumelos e as cebolas às rodelas até estas ficarem douradas.

Numa outra frigideira grelhe os hambúrgueres a gosto e enquanto isso nessa mesma frigideira vá tostando o pão cortado ao meio. Barre as metades do pão com um dente de alho e azeite. Polvilhe com orégãos.

Sirva o hambúrguer no pão com o bacon, a cebola e os cogumelos. Acrescente uma fatia de queijo e/ ou um ovo estrelado se desejar.

Acompanhe com Esparregado de Espinafres e Batatas Fritas.

Utilize Molhos a gosto: Maionese, Mostarda…

Bom apetite!

Nota do Chefe:
hambúrguer também conhecido como hamburgo e hamburguesa, é uma espécie de carne (quase sempre bovina, mas ocasionalmente de frango ou de soja) moída, temperada com cebola, salsa, mostarda etc., ligada com ovo, moldada em formato circular e frita. No entanto, por ser, geralmente, servido entre duas metades de pão, formando uma sanduíche, é este, por extensão, o seu significado mais comum. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon etc. O hambúrguer é uma sanduíche popular em quase todo o mundo, sendo vendido por grandes multinacionais.

O hambúrguer, apesar de tido e havido como uma instituição norte-americana, chegou a esse país pelas mãos de imigrantes alemães vindos dos arredores de Hamburgo. A história deste bife de carne moída teria iniciado no fim do século XVII, quando tribos nómades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

O uso de carne moída para fazer um bife arredondado a ser grelhado ou frito tem seus primeiros registros na Europa, mais especificamente na região dos Balcãs e oeste da Turquia no início do século XIX. Era chamado de pljieskávica, ainda existindo hoje a iguaria com esse nome na região. Teria sido criado por um anónimo cozinheiro que queria usar carnes menos nobres trituradas para que fossem mais mastigáveis. Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a ideia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que, rapidamente, virou um prato típico da culinária alemã.


No século XIX, quando a América recebia grande quantidade de imigrantes, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana. Em 1836, no restaurante Del Monico's, em Nova Iorque, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio - entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Açorda de Marisco!


Ingredientes

1 Sapateira
1 Pão Caseiro
500 g de Camarão
500 g de Ameijoa
1 Ovo
1 Cebola picada
6 Dentes de Alho picados
1 Ramo de Coentros picados
Azeite
Sal e Pimenta q.b.

Confecção

Leve um tacho com água ao lume e deixe ferver. Junte os camarões e deixe cozinhar durante 5 minutos. Retire os camarões, descasque, e reserve o miolo do camarão. Volte a juntar as cabeças e cascas dos camarões á água da cozedura e triture tudo com uma varinha mágica. Deixe arrefecer a água.

Enquanto isso corte a “tampa” do pão alentejano (ver foto) e retire o miolo. Reserve o miolo. Demolhe o miolo do pão na água de cozer o camarão.

Limpe bem as ameijoas e leve ao lume numa frigideira com 1 dl de azeite, 3 dentes de alho e meio ramo de coentros. Tape com uma tampa e deixe cozinhar em lume brando até estarem todas bem abertas (cerca de 20 minutos).

Enquanto isso leve um tacho ao lume com 1 dl de azeite, 3 dentes de alho picado e a cebola picada. Cozinhe até a cebola ficar macia. Adicione o miolo de camarão e refogue por 2 a 3 minutos.

Escorra o pão para retirar a maior parte da água e vá juntando ao tacho, mexendo sempre para obter uma mistura homogénea.

Por fim adicione os coentros picados e o miolo das ameijoas (reserve algumas com casca para decorar) e envolva tudo. Rectifique o sal e sirva de imediato dentro do pão caseiro.

Na altura de servir adicione um ovo e misture bem. Decore com umas folhas de coentros, ameijoas com casca e patas de sapateira previamente cozida. Ver receita de “Sapateira ao Natural”.

Acompanhe com vinho branco.

Bom apetite!