sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sapateira ao natural!


Ingredientes:
1 Sapateira
Sal
Cerveja
Tostas

Confecção:
Compre uma Sapateira cheia e de preferência fêmea.

Leve ao lume num tacho em lume brando, com a Sapateira coberta com água, e vá levantando o lume lentamente, para a matar (adormecendo-a enquanto a água aquece). Levante o lume, tempere com sal grosso e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.

Abra a Sapateira, separe as patas, deite fora os pulmões (as partes cinzentas) e corte as partes brancas em quatro com uma faca. Coloque o recheio numa taça (também o pode fazer directamente na carapaça) e vá mexendo, esmagando com um garfo. Se necessário adicione um pouco de cerveja para ajudar a diluir o recheio. Volte a colocar o recheio na carapaça da Sapateira.

Coloque tudo num prato ou travessa… e sirva com tostas! Como qualquer bom petisco sirva com uma cerveja bem fresca!

Dicas do Chefe:
1 – Há quem prefira matar a Sapateira com vinagre. Eu pessoalmente prefiro adormece-la aquecendo a água.

2 – Há quem goste de misturar uma enormidade de ingredientes no recheio, desde picles, pão ralado, ovos e variadíssimos molhos…. Pessoalmente… quanto mais natural melhor! Quando como uma Sapateira quero que saiba a Sapateira e a Mar!

Bom apetite!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Polvo à Ribeiro de Cavalo!


Dicas do Chefe:
Vestir o fato de mergulho e apanhar uns Polvos!
Na Praia do Ribeiro de Cavalo, já não é possível! Apanhei lá muitos, mas hoje em dia é Reserva Natural! E como tal é proibido fazer caça submarina!

Como tal:
Comprem congelado! Leva a 1ª Tareia do gelo por fora!

Cortem as pontas dos tentáculos! Quando está a ferver a água quente circula por fora e por dentro (os tentáculos do polvo têm um orifício por dentro para quem não sabe) e leva mais um choque térmico! Fica mais macio!

Ingredientes:
1 Polvo (3/4 kl)
1 Cebola grande
Batatas
Cenouras
Alho Francês
Sal grosso
Azeite
1 Cabeça de Alho
1 Ramo de Salsa picada
Meio Limão
1 Folha de Louro

Confecção:
Num tacho grande coloquem o polvo com água (o suficiente para cobrir o Polvo) e depois de esta começar a ferver, deixem cozer o Polvo em lume brando juntamente com a Cebola. O próprio Polvo vai largando água durante a cozedura! Quando estiver no ponto (cerca de uma hora para um polvo deste tamanho), podem ir espetando os tentáculos com um garfo para verificarem se está macio. Retirem do lume e reservem.

Entretanto, à parte, coloquem uma panela com água e sal ao lume e depois de estar a ferver juntem os legumes: Batata, Cenoura, Alho Francês... Quando estiverem quase cozidos, retirem do lume, escorram e reservem. Podem cortar aos cubos ou em juliana.

Quando estiver tudo cozido, juntem tudo num tabuleiro para levar ao forno (pré-aquecido a 220º).

Num tacho mais pequeno coloquem azeite os dentes de alho picado, a salsa picada o sumo de meio limão e uma folha de louro. Quando começar a ferver reguem o polvo e os legumes com este molho e levem ao forno para alourar, cerca de 30 minutos.

Sirvam o Polvo (dois tentáculos por pessoa) em Cama de Vegetais como na fotografia! E Sirvam de imediato!

Acompanhem com um bom vinho branco!

Bom apetite!